Search
Social
Feeds
« Propriedade Intelectual @2011 Endeavor Entrepreneur Summit (dia 2, parte III) | Main | Os principais desafios para o CEO 2.0, por Bing Gordon (Kleiner Perkins) @2011 Endeavor Entrepreneur Summit (dia 2, parte I) »
Thursday
Jun302011

Design Thinking Workshop (Stanford University d.school) @2011 Endeavor Entrepreneur Summit (dia 2, parte II)

A manhã do segundo dia de evento foi finalizada com a escolha de um entre três workshops: Design Thinking (Jeremy Utley & Perry Klebahn, Stanford University d.school), Liderança Empreededora (John Hamm, VSP Capital) ou A Proposição de Valor do Funcionário (Sal Giambanco, Omidyar Network & formely PayPal/eBay).

A Astella Investimentos participou da sessão sobre Design Thinking e, de acordo com Edson Rigonatti, “O workshop foi serendipity pura. Aprendemos a importância de REALMENTE entender o que o consumidor quer, perguntando de diversas maneiras e tentando entender quais são os fatores subliminares do que realmente é desejado e que, muitas vezes, não é o que o consumidor fala”.

O workshop baseou-se em uma competição entre duplas de “designers”, que precisaram desenvolver um produto em uma hora, seguindo o seguinte roteiro:

 

  1. Realizar uma entrevista de 4 minutos com um potencial usuário/cliente.
  2. Realizar uma segunda prospecção mais profunda sobre os desejos do cliente em mais 4 minutos.
  3. Resumir as principais necessidades e pontos obtidos nas entrevistas 1. e 2.
  4. Definir o problema que tem sido vivenciado pelo usuário.
  5. Desenhar 5 maneiras radicais de endereçar o problema.
  6. Rever as soluções desenhadas com o usuário.
  7. Refletir sobre a melhor ideia encontrada.
  8. Prototipação física (como nas aulas de artes da escola).
  9. Discussão do protótipo com o usuário, descrevendo o que funcionou , o que pode ser melhorado, questionamentos para serem explorados e mais insights.

A dinâmica adotada deixou clara a importância de se desenhar e prototipar as ideias, pois é realmente muito mais fácil discutir um desenho ou protótipo do que meramente um conceito.

O material utilizado por Jeremy Utley e Perry Klebahn (Stanford University d.school) para essa dinâmica pode ser consultados nesse link e vale a pena ser consultado.

 

 

A cobertura do Investor Network – Endeavor Emerging Market Investor Day e da 2011 Endeavor Entrepreneur Summit é uma parceria entre Astella Investimentos e Innoveur.

 

Reader Comments

There are no comments for this journal entry. To create a new comment, use the form below.

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
Some HTML allowed: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>