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Wednesday
Jun292011

Painel de VCs e Marc Benioff (Salesforce) @2011 Endeavor Entrepreneur Summit 

No final da tarde do primeiro dia da 2011 Endeavor Entrepreneur Summit (28/06) , os participantes contaram com um painel sobre a situação do mercado de Venture Capital nos EUA e no exterior. Com foco em como o mercado de venture capital funciona no Silicon Valley, o objetivo era destacar as últimas tendências nessa indústria e explorar a possibilidade de se criar um mercado amplamente sustentável para venture capital e private equity em mercados emergentes.

Sem grandes revelações, o painel foi moderado por Phil Wickham (presidente e CEO do Kauffman Fellows Program – The Center for Venture Education) e contou com os seguintes painelistas:

  •  Matt Cohler (General Parnter, Benchmark), que aconselhou os empreendedores a conhecer bem cada VC que deseja ter como investidor, lendo o website dos fundos e aprendendo a estratégia de cada um (o que busca, o que gosta) e descobrindo quem será o sócio responsável por vender a transação internamente para os demais sócios.
  • Jeff Bussgang (General Partner, Flybridge Capital e autor de Mastering the VC Game), que afirmou que venture capital se resume a relacionamento. “Nós só confiamos em pessoas que conhecemos. Se você quer fazer negócios com um VC, conheça as pessoas que nos conhecem. Prove que você sabe executar sem precisar ser paparicado ou guiado. Você é o empreendendor”, afirmou.
  • Dave McClure (Founding Partner, 500 Startups) , que aconselhou que se saiba qual a estratégia de saída do VC, pois esse seria o maior indicador de quão alinhado você estará com o seu investidor.
  • Stuart Francis (Vice Chairman, Barclays Capital), que disse enxergar bastante liquidez de capital para mercados emergentes e esperar que diversas empresas de tecnologia desses mercados sejam listadas na Nasdaq em 2012 e 2013.
  • Dan Senor (Senior Advisor, Elliot Management and Co-author Startup Nation), que reafirmou o quanto é difícil replica o modelo do Silicon Valley em outras geografias e como cada cluster deve buscar a sua vantagem competitiva.

Encerrando as apresentações e painéis do dia, Linda Rottenberg entrevistou Marc Benioff (Founder e CEO da Salesforce.com), conversando sobre o futuro da tecnologia, cloud computing e o ambiente empresarial, com destaque para abordagens inovadoras.

Segundo Bernioff, as quatro maiores tendências que um empreendedor deve estar atento são:

  • IT Consumerization,
  • Cloud Computing,
  • Mobile e
  • Social.    

Segundo o CEO e Founder da Salesforce, as mudanças são a única constante de negócio. Ele ressaltou que a indústria de tecnologia vive de ciclos e modas: ”alinhe  seu negócio à moda. De mainframes para PCs, de PCs para Google e deles para o Facebook. Líderes dominantes são a norma, se você não é o líder [a Salesforce não é], alinhe seu negócio com o líder”, aconselha Bernioff.

Durante a entrevista, Bernioff destacou o papel das redes sociais: “redes sociais estão mudando tudo. É chocante! As empresas não sabem como lidar com isso e precisam de ferramentas pra medir e interagir. Alinhar-se com Facebook, LinkedIn é mandatório. É uma oportunidade multibilionária”.

Segundo o entrevistado, não importa se você está empreendendo no Brasil, na Índia, na Russia ou no Silicon Valley, o que importa é em que mercado você está vendendo suas soluções: “EUA, UK, França, Alemanha, Japão, Canadá e Benelux representam 90% das vendas de software do mundo. O maior erro que vejo em empreendedores de mercados emergentes é tentarem vender suas soluções em seu mercado local. A Microsoft vende mais nos Benelux do que na China. Pense nisso! Venda em mercados que realmente importam”, afirma Benioff.

Fazendo graça com o painel de VCs anterior a sua entrevista, Benioff contou que a Salesforce nunca recebeu investimento de VCs: “eu fui recusado por todos eles. Só consegui captar US$65mi de outros empreendedores e pessoas físicas. Eu sou amigo de todos os VCs, mas só recebi não deles”.

O conselho dado por ele a empreendedores foi “foco, foco e foco ... nunca desfoque, concentre sua energia. De outra maneira, você vai virar um empreendedor serial”. Segundo Benioff (que se disse um portador de déficit de atenção), o empreendedor deve encontrar uma forma de se manter disciplinado. A sua técnica consiste em responder às seguintes 5 perguntas, a cada 6 meses:

1. O que você realmente quer da vida?

2. Dessa coisas, o que é realmente importante?

3. Quais ações concretas você vai tomar em relação a essa reflexão?

4. Quais são os obstáculos que você acredita irá enfrentar?

5. Quais são as métricas que definem o seu sucesso?

Benioff faz as mesmas perguntas para todo executivo que entrevista e todos na Salesforce precisam respondê-las uma vez ao ano.

O primeiro dia de evento terminou com uma recepção e jantar no Legion of Honor, um museu de arte com vista para a Golden Gate Bridge a San Francisco Bay.

A cobertura do Investor Network – Endeavor Emerging Market Investor Day é uma parceria entre Astella Investimentos e Innoveur.

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