Search
Social
Feeds
« As 11 Dicas de Scott McNealy para Empreendedores de Sucesso @2011 Endeavor Entrepreneur Summit | Main | Investments Tips II - Astella Investimentos »
Wednesday
Jun292011

Investidores e Empreendedores Brasileiros na Investor Network (San Francisco)

A Endeavor Investor Network foi lançada oficialmente em abril de 2011, em evento realizado em São Paulo. Com o principal objetivo de conectar os principais investidores do mercado com empreendedores de alto impacto e parceiros relevantes em mercados emergentes, a rede teve seu segundo evento realizado nessa terça-feira em São Francisco, Califórnia: o Endeavor Emerging Market Investor Day. Durante evento, foi possível constatar a crescente relevância do mercado brasileiro de venture capital e private equity no atual cenário de investimentos em mercados emergentes.

O evento foi aberto com um panorama do ambiente macroeconômico e tendências de investimentos na América Latina (Cate Ambrose, LAVCA – Latin America Venture Capital Association) e MENA (Oriente Médio e Norte da África – Walid Bakr, Abraaj Capital). Ambrose ressaltou que, embora haja a impressão de que uma bolha esteja se formando, o mercado ainda está longe das loucuras cometidas em 1999/2000 e, mais ainda, se comparado com os 67 IPOs de 2007. Segunda a CEO e Diretora Executiva da LAVCA, o Brasil segue como sendo o destino de preferência dos investidores, dado o ambiente favorável a investidores minoritários e no que tange a regulamentação para venture capital e private equity. No Brasil, os FIPs de venture capital e private equity não são taxados, como ocorre nos EUA.

A Astella Investimentos foi representada por Edson Rigonatti no painel “Global Venture in Emerging Markets”, que se juntou a Mike Buckley (Intel Capital), Pueo Keffer (Redpoint Ventures) e Emile Cubeisy (IV Holdings), sob a moderação de Elizabeth Clarkson (DFJ), com o propósito de discorrer sobre investimentos de Venture Capital em mercados emergentes, sob a perspectiva de investidores globais e locais, enfatizando Brasil/América Latina e Turquia/Jordânia/MENA (Oriente Médio & Norte da África).

Os painelistas foram convidados a compartilhar a sua abordagem ao investir em mercados emergentes, sua visão sobre quais setores têm se apresentado mais promissores nesses mercados e suas preferências entre modelos de negócio únicos de uma região específica versus modelos de negócio validados internacionalmente (incluindo as tendências de interesse particular). Além disso, temas como o panorama de saída de mercado nos próximos anos para as companhias investidas e a complexidade de investimentos locais versus internacionais também foram abordados, incluindo conselhos para empreendedores nessa área e o que seria desejável que mudasse em seu mercado de atuação como investidor.

Pueo ressaltou o quanto os ambientes político, macroeconômico e empreendedor no Brasil estão convidativos a investimentos de venture capital e como a receptividade dos empreendedores locais à Redpoint Venture tem acelerado os seus planos em relação ao país. Na manhã do evento, eles fecharam o terceiro investimento em companhias brasileiras (empresa investida não divulgada) e já contam com um Term Sheet assinado para o quarto investimento no Brasil. Segundo Pueo, a Redpoint prefere investir em categorias/setores com os quais tenham familiaridade e possam contribuir com conhecimento específico, acelerando a escalabilidade das empresas investidas.

O painel foi seguido por uma apresentação de case do MercadoLibre.com por Herman Kazab (co-fundador e ex-COO) e Nicolas Szekasy (ex-CFO). Szekasy contou brevemente a história da empresa e comunicou que está fundando um novo fundo de venture capital focado em consumer internet para investimentos na America Latina, o Kaszek Ventures.

Após o almoço, o evento foi finalizado por um “Speed Dating” entre empreendedores e investidores, com sessões de até 10 minutos. A Astella Investimentos ouviu os pitches de 10 empreededores, representando Top Systems, Citivox, Robtec, Ideame, Smowtion, Fairtrasa, Asignet, Pixel, Calabo Vir e Salado.

Dentre os empreendedores participantes, representaram o Brasil no evento: Patrick Lisbona (Aorta), Alexandre Pi (APPI), Guilherme Bruno & Marcos Hadade (Arizona), Rodrigo Azevedo (Comunique-se), Osvaldo Luxo (Gigalink), Daniel Wjuniski (Minha Vida), Daniel Li (Pixel Labs) e Arnold Eugenio Correa (SubWay Link).

Sobre a Endeavor Investor Network

Atualmente, a Endeavor suporta mais de 600 Empreendedores Endeavor em países como Brasil, Argentina, Chile, Colombia, Egito, Jordânia, Líbano, México, Africa do Sul, Turquia e Uruguay, o que possibilita aumentar o alcance dos investidores focados ou interessados nesse tipo de mercado.

Em cada um dos países em que atua, o trabalho da Endeavor é apoiado por uma rede de lideranças de negócios, investidores e empreendedores de altíssimo nível que passam por um processo rigoroso de busca e seleção. Até março de 2011, 23.000 candidatos foram avaliados e 554 selecionados, representando 358 empresas das economias de mais rápido crescimento. Tais empreendedores de alto impacto foram responsáveis por criar mais de 130.000 empregos de alto valor agregado e por gerar mais de US$ 3.5 bilhões em faturamento anual.

Além da Astella Investimentos, a Endeavor Investor Network é composta por Austral Campital, Aurus, Monashees Capital e Angra Partners, representando os mercados emergentes, e Abraaj Capital, Accel Partners, Balderton Capital, Benchmark Capital, Draper Fisher Jurvetson, Insight Venture Partners, Intel Capital, Omidyar Network, Redpoint Ventures, SAP Ventures, Tiger Global e True North Venture Partners como membros globais.

A cobertura do Investor Network - Endeavor Emerging Market Investor Day é uma parceria entre Astella Investimentos e Innoveur.

Reader Comments

There are no comments for this journal entry. To create a new comment, use the form below.

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
Some HTML allowed: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>